Minhas percepções sobre o mundo lá de fora e o daqui de dentro

quinta-feira, 20 de maio de 2010

O charme dos cafés de Buenos Aires

Além de camisa da seleção argentina, o que não falta em Buenos Aires são cafés. Talvez seja por eles que a cidade é tão conhecida como "Paris" da América do Sul ou a mais "européia" das cidades sul-americanas. Sejam eles inspirados no Velho Continente ou não, a verdade é que eles realmente enchem a cidade de charme e definem a personalidade da metrópole.

Engana-se quem pensa que o café é uma coffee shop. Adoro Starbucks da vida, mas o conceito dos "hermosos" cafés portenhos são totalmente diferente dos norte-americanos. Aqui, vale a escapada da rotina, vale apreciar um bom sabor no meio do dia. Lá, a rapidez com qualidade industrial. Mas não entremos nos méritos comparativos. Não quero eleger o melhor, e sim, mostrar as diferenças.

Quase todos os cafés de Buenos Aires ficam abertos desde bem cedo até altas horas da madrugada e pode-se fazer todo o tipo de refeição neles. Apesar de serem famosos por seus capuccinos e submarinos (leite bem quente oferecida ao cliente com uma barra de chocolate para ser derretida dentro do copo) que combinam perfeitamente com as famosas medialunas (nome dado aos croiassants na Argentina), os menus trazem uma variedade de pratos enorme que vão desde helados (sorvetes) até suculentos bifes de chorizo (uma espécie de contrafilé). É difícil enumerar todas as delícias gastronômicas destas charmosas fábricas de calorias de Buenos Aires, mas, além das já citadas, vale lembrar também as saborosíssimas empanadas e as pastas.

Mas então é só um bom restaurante? Não. A este menu, junte um charme vindo de uma atmosfera boêmia, misture com um estilo antigo (vale início do século ou da década), garçons bem vestidos, redes Wi-Fi, mesinhas na rua. Pronto. Coloque tudo em uma casa em Buenos Aires, com algumas pessoas super bonitas, turistas e um ou outro antipático (sim, faz parte) e está feito o seu café argentino.

Com certeza, o mais famoso de todos é o Café Tortoni, que existe há 152 anos e fica bem no centro da cidade, na Avenida de Mayo. Em meses de alta temporada, a fila na porta chega a uma, duas horas de espera por uma mesa. Além do passeio turístico, do café e da refeição, a casa ainda oferece espetáculos de tango em um salão separado. Para quem não se importa de esperar um pouco, é visita obrigatória, ponto turístico mesmo (e prepare-se para encontrar um mar de brasileiros).

Além do Tortoni, outro que visitei quando estive lá e gostei bastante foi o Café Santa Fé, situado na avenida de mesmo nome, no número 1234. Lá, encontre menos charme que o Tortoni, mas comida tão ou mais saborosa: tem empanadas divinas e sucos super bonitos.

Disfrute! Enjoy! Aproveite!

4 comentários:

  1. Ah, Buenos Aires... te extraño mucho! :)

    ResponderExcluir
  2. Danizinha, vai me contar essas coisas tudo pessoalmente semana que vem viu?

    obrigada pela visitinha no meu blog..
    ele tá tão abondonado... preciso voltar..
    mas me falta coragem rsrs

    ResponderExcluir
  3. Olá querida!
    Saudades também!
    Pode lincar o meu blog, sim!
    Já estou lincando o seu!
    Beijão, De.

    ResponderExcluir
  4. Má, Dê, saudadonas!!!!!!! Segunda conto tudo, podexá!!!! E obrigada pela visita.

    Ane, super obrigada pela visita sempre.

    Bjs

    ResponderExcluir

Olá, pessoa,

Deixe sua mensagem! E obrigada pela visita e pela opinião!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails