Minhas percepções sobre o mundo lá de fora e o daqui de dentro

terça-feira, 4 de maio de 2010

Arte no parque

Passear no Ibirapuera é um prazer que poucas pessoas têm a chance diária de desfrutar. Eu sou uma das afortunadas. Mas, confesso, é raríssimo ir até ao parque. E não me lembro uma vez sequer que tenha ido por dois dias seguidos.

Se não gosto de parques? Não, não é isso. Estudei perto do parque da Aclimação e vira e mexe ia lá. Quando morei em Nova York também não dispensava por nada um passeio no Central Park. Acho que simplesmente o Ibirapuera para mim está tão disponível que eu acabo sempre deixando para "amanhã".

Mas, hoje resolvi que o dia bonito com céu azul, temperatura amena e de férias combinava perfeitamente com um passeio no parque. Coloquei um tênis, um cartão de memória carregado de músicas no BlackBerry, uma garrafa de água mineral na bolsa, óculos escuros e lá fui eu.

Mas minha andança não foi uma andança comum. Queria ver alguns dos museus e exposições artísticas do parque. MAM, MAC, OCA, Auditório do Ibirapuera, Bienal, Pavilhão Japonês, Jardim das Esculturas, Planetário, Museu Afro Brasil. São tantas atrações que fica difícil decidir por algumas poucas.

Escolhi a entrada do portão três, que fica colada no MAC (Museu de Arte Contemporânea). Chegando no prédio do MAC descobri uma coisa bem bacana: vc toca uma campainha e um carrinho (daqueles de campos de golfe) vem te buscar. Eu explico: o MAC fica no terceiro andar do prédio e não tem elevador. Dá para subir numa ótima pelas rampas sem os carrinhos, mas, se os temos... vale a diversão...

Lá dentro, o espaço imenso do MAC está pobrinho, coitado, meio pelado. Mas a exposição que está rolando agora vale uma olhada de perto: até dia cinco de maio de 2010, quem passar pelo museu, além de andar de carrinho, confere, de graça, a mostra "Cidades Imaginadas Iberoamericanas". Com fotos do cotidiano de diversas metrópoles da América Latina (principalmente), o evento é super bacana e vale muito a pena ser conferido. É pequeno, não vai atrapalhar sua caminhada pelo parque e ainda enriquece sua vida cultural. Gostei.

Saí de lá e fui para o MAM. Este, dos três que visitei hoje, era o que fazia menos tempo que eu ía. Na comparação, sai ganhando: parece o primo milionário do MAC - principalmente quando se saí de um para ir imediatamente para o outro. A exposição atual é sobre a vida e a obra de Flávio de Carvalho, modernista de destaque no mundo das artes do século passado. A exposição é suuuuuper bem feita, riquíssima, bem bacana. Por uma simples e pura questão de gosto pessoal, fico com a do MAC, mas a visita ao MAM é sempre obrigatória, claro. Aliás, o MAM, além das exposições, tem um restaurante super agradável e gostoso (apesar de o preço ser salgadinho); uma loja bonita; e vários cursos. É uma aula para outros museus.

Por último, resolvi conferir a atual mostra da OCA. Por dois motivos: o primeiro porque eu não pisava na OCA (#momentovergonha) desde que lá funcionava o Museu Brasileiro do Folclore. Segundo porque a exposição que estava rolando era a de 50 anos de carreira do Rei Roberto Carlos (que, por sinal, acaba no domingo agora). Sobre a mostra, posto umas fotos amanhã, prometo. Não me arrependi, foi um passeio bem bacana.

O mais importante do passeio foi fazer as pazes com o parque que eu tenho ao lado de casa, com a promessa de que dias melhores virão em nossa relação. Mas, tirando o aspecto emocional, as dicas são excelentes. Logo, logo, volto para ver o outro lado - Museu Afro Brasileiro, Pavilhão Japonês, etc.

Serviços:
Todos estes museus ficam dentro do parque do Ibirapuera, próximos ao portão de entrada número três.
 
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC - USP)
Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados das 10h às 18h
Preço: Grátis

Museu de Arte Moderna (MAM)
Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados das 10h às 17h30 (fecha às 18h)
Preço: R$5,50 (entrada gratuita aos domingos)

OCA
Preço varia de acordo com a exposição. É legal dar uma checada nos sites de acontecimentos culturais em São Paulo (Guia da Folha, Guia SP, Veja SP, etc) antes de ir. Sobre a exposição do Roberto Carlos, acontece até o próximo dia 09 de maio, domingo, das 10h às 21h, com ingressos (inteira) que variam de R$5,00 a R$20,00.

5 comentários:

  1. Dani,

    Obrigada pelas dicas das exposições!

    Beijos

    jor

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou, Jor!! E obrigada pela sempre presente visita, viu? Que achou do novo visu do blog? Ficou mais clean, né?

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou, Jor! Volte sempre!!!!

    ResponderExcluir

Olá, pessoa,

Deixe sua mensagem! E obrigada pela visita e pela opinião!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails