Minhas percepções sobre o mundo lá de fora e o daqui de dentro

sábado, 15 de maio de 2010

Mi Buenos Aires querido

Pela segunda vez em menos de dez anos, visito a capital portenha, a Paris da América do Sul, a mais hermosa das capitais sul-americanas, Buenos Aires. Ao som de Carlos Gardel, com toque de vinho e muito dulce de leche, Buenos Aires é hoje um dos destinos favoritos dos brasileiros que saem de viagem em busca de roteiros no exterior. Acessível e próxima, a metrópole da Mafalda (Quino) é realmente uma ótima pedida – desde quem quer vir por um rápido bate-volta de final de semana, até para quem quer passar uma temporada na cidade estudando espanhol.

Mas, como comecei o parágrafo anterior, essa é minha segunda vez em Buenos Aires em menos de dez anos. Na primeira, a cidade esbanjava felicidade e esfregava na nossa cara a paridade do peso argentino com a moeda americana. Agora, depois de crises e panelaços, o dólar bate na casa dos AR$3,38, valendo menos que a metade do real. Por isso, agora vemos mais brasileiros e, infelizmente, mais pobreza. Nada que salte aos olhos dos menos atenciosos, mas, como qualquer cidade/país depois de um problema, Buenos Aires ainda conserva uma atmosfera de crise econômica.

Agora, a felicidade? Continua toda aqui. Não é uma felicidade acolhedora com turistas (nisso, eles realmente parecem os parisienses e nova-iorquinos). É uma felicidade patriótica, bonita de se conhecer. Com a proximidade da Copa do Mundo e a menos de duas semanas da comemoração de 200 anos de independência argentina, a capital está coberta de vitrines, camisetas, bandeiras, broches e corações azuis e brancos. (Ah, aqui eles acham que o Brasil tem uma equipe muito mais forte do que a deles – que o Dunga é ótimo.) É realmente incrível a quantidade de vezes que se avista a bandeira portenha. Vitrines e mais vitrines de camisetas oficiais até macacões de bebê brancos com faixas azuis.

No mais, Buenos Aires ainda é a mesma. Vinho, Carlos Gardel, dulce de leche, Boca vs. River, Mafalda, cafés e outros charmes. 

Para quem não sabe, estou em Buenos Aires (capital da Argentina, queridos, isso mesmo – ARGENTINA, e não do Brasil como um monte de gringos cismam em afirmar). Para quem demorou mais de dois dias para ler este post, já estou em São Paulo.

3 comentários:

  1. Qué nota más bonita...se me puso la piel de gallina (de arrepiar)....Saudades de "mi Buenos Aires querido!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo seu comentário, Jor. Fiquei muito feliz que gostou do texto, de verdade!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani,

    A nota é bonita mesmo, tão bonita quanto Bs As (e desculpe meu portunhol feio..) Os próximo eu publico em espanhol :-)

    Beijos,

    ResponderExcluir

Olá, pessoa,

Deixe sua mensagem! E obrigada pela visita e pela opinião!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails