Minhas percepções sobre o mundo lá de fora e o daqui de dentro

domingo, 2 de maio de 2010

2012. E aí?

"A mil chegarás, de dois mil, não passarás!"

Quantas vezes eu ouvi esta frase entre os anos de 1977 e 1999? Milhares. Quando eu era pequena, sabia até que teria 22 para 23 anos na data do apocalipse. Era praticamente uma bobagem-certeza-incerta que abrigava o coração e as mentes de todos. Nunca me esqueço da sensação "montanha russa" quando começou a chover no reveillón de 1999 para 2000 (ok, de lá para cá chove todo ano, é verdade...). "Putz, tchau mundinho!", pensei. Mas, a chuva parou, o céu abriu, os fogos festejaram e 2000 passou. E passou 2001 (este sim, quando eu morava em NY e vi o mundo acabar um pouquinho, como acaba um pouquinho todo dia, mas isso é assunto para outro post). E 2002, 2003, 2004, 2005...

De repente, eis que a humanidade sente falta de brincar de adivinha. Pronto, agora é verdade: o mundo acabará em 2012. Terremotos, tsunamis e vulcões estão aí nos lembrando a cada momento que ele - o dia do Juízo Final - está chegando.

Balela. Veja bem: se acredita-se em profecias, muito provavelmente acredita-se em Deus - se alguém tem o poder de ver o futuro significa que este já está traçado. E por quem seria se não por uma Força Superior a nós, pobres mortais? Pois bem, Deus, com todo o seu poder, criou o mundo e provavelmente o destruirá no dia que achar que é o certo. Agora, não o vejo colocando um ano para isso (no caso de 2012, a profecia sugere inclusive uma data: 21 de dezembro). Se o Juízo Final viria exatamente para nos julgar de todos os nossos pecados, por que então Deus iria colocar uma data de julgamento? Só falta agora o pessoal vender ingresso para camarote no apocalipse.

Na verdade, isso é um assunto interminável. Acredito que, como diz minha mãe e já dizia minha avó, o mundo acaba para quem morre. Pelo menos este mundo aqui.  E, não será Deus ou o universo que acabará com o mundo. Do jeito que vai, nós mesmos, homens e mulheres, vamos ser os responsáveis por isso.

Mas, como todo mundo quer ganhar unzinho em cima da história de 2012, Hollywood não podia ficar de fora. O primeiro da série (sim, porque nisso eu acredito: virão outros), "2012", de Roland Emmerich, não faz feio. Para quem gosta de filmes-catástrofe e curte um efeito especial, a fita é recheada de cenas bem-feitas e impressionantes. A história é a mesma que a gente já sabe de outros filmes do gênero. Assisti ontem e gostei.

Agora, para quem quer mesmo falar sobre profecias, bem, dois recados: o primeiro é que segundo obras fictícias de Arthur Clarke, 2010 será o ano em que faremos contato (com quem, desculpa, ainda não sei. Não vi o filme, muito ficção científica para minha pessoa). E o segundo é que a profecia fim-do-mundo-pós-2012 já está traçada: se o mundo não acabar agora (e a história nos ajuda a provar que ele não deve acabar), já dizem que daqui uns 20 anos a Terra bate as botas. E começa tudo de novo.  

Serviço:
2012
Direção: Roland Emmerich
Com: John Cusack, Amanda Peet, Danny Glover e outros
Duração: 158 minutos

6 comentários:

  1. Dai, eu não acredito em profecias, mas os programas relacionados ao fim do mundo já estão cansando minha paciencia!! Vc acredita?

    ResponderExcluir
  2. Dai, eu não acredito nas profecias, mas sim que o mundo esta mudando!

    ResponderExcluir
  3. Dani, também não acredito nas profecias mas como disse a jorgelina, estamos sim passando por grandes mudanças, e muito grandes!!! parabens pelo blog.. bj

    ResponderExcluir
  4. Olá, Jor e Ju,
    Então, tem muita gente que ganha com as profecias do fim do mundo. E tem este estranho fascínio pela extinção da raça humana que parece rondar o homem desde o começo dos tempos. Mas tb acho que em 2013 estaremos todos aqui.
    E amei as visitas no blog!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Tenho certeza que no 2013, vamos continuar comentando! Isso é muito bom...como o blog!

    Parabéns,

    Jor

    ResponderExcluir
  6. Querida Dani, demorei, mas olha eu aqui!
    Recentemente fui informada de uma crença, corrente, religião, não exatamente como classificar que acredita que em 2012 alguns escolhidos vão habitar um simpático planeta no sistema solar chamado Nibiru.
    Você uma pessoa antenadíssima nas novidades dessas e outras galáxias pode dissertar um pouco sobre o assunto?
    bjs,
    Stella

    ResponderExcluir

Olá, pessoa,

Deixe sua mensagem! E obrigada pela visita e pela opinião!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails