Minhas percepções sobre o mundo lá de fora e o daqui de dentro

sábado, 5 de junho de 2010

Recife e o feriado

Este feriado aconteceu algo curioso. Descobri que, em Recife, trabalha-se na quinta-feira de Corpus Christie e reserva-se a folga para o dia de São João. Não é chiquérrimo? Independente de religião, acho que Deus não fica chateado de folgarmos no dia de São João e não no de Corpus Christie.

Achei a história interessantíssima. É feriado municipal mesmo em Recife dia 24 de junho. E, para compensar, escolas, órgãos públicos, bancos, feiras livres, todo mundo vive normalmente no Corpus Christie. Olha só a lei aqui. Não deu mais vontade ainda de ir para Recife? Ir para lá brincar de festa junina?

Falando nisso, esse friozinho todo, esse assunto, esse cheirinho de pipoca, pinhão e vinho quente... Hum, bons tempos os de quadrilha. Festa junina ou quermesse ou festa de São João, seja lá o nome que se dê, sempre é uma delícia ir, brincar de pescaria, ouvir forró, trançar o cabelo, sentir o aroma vindo do quentão. Uma delícia gastronômica e folclórica, sem dúvidas. Podemos ser conhecidos pelo carnaval, mas sou uma brasileira que gosta muito mais de festa junina, hei de confessar.

Agora, nem só de glórias e elogios vive o período. Quando se fala de festa junina, um tema é recorrente: escolas e quermesses combinadas podem ser um gerador potente de crises e traumas - que os digam os psicólogos: quantas vezes já devem ter ouvido reclamações de adultos que, quando crianças, foram garotas que ficavam sem par na dança ou meninos que eram rejeitados? No meu caso a frustração vem de outro lado: quem aí, como eu, não sofria pacas por não ser noivinha (o máximo que cheguei foi a mulher do padre e mãe da noiva)??? Portanto, economizem grana futura: preparem seus filhos para os problemas juninos. De resto, 'bora mandar correio elegante!!!!!!!

Ahhhhh, e fica a dica: sem balões e fogueiras, heim, gente?!?!? E deixem a parte de fogos de artifício para quem entende do assunto. E tenho dito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, pessoa,

Deixe sua mensagem! E obrigada pela visita e pela opinião!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails