Minhas percepções sobre o mundo lá de fora e o daqui de dentro

domingo, 10 de outubro de 2010

Passaporte: Salvador

Feriado, frio em São Paulo, estradas cheias. Que tal pegar um avião com destino a Salvador, terra do axé, sim, mas também (para quem não gosta deste tipo de música) terra da água fresca, da boa comida, da simpatia, do algo mais e da alegria, como diria a famosa canção?

Salvador é um resumo do Brasil, com suas belezas e seus problemas. Claro que se eliminássemos pobreza, violência, fome, pestes, o mundo seria um lugar melhor para se viver. Mas o povo baiano, apesar dos problemas que assolam as metrópoles brasileiras, continua a cantar, a amar sua terra e a receber bem turistas e outros viajantes.

Já estive na cidade uma porção de vezes, a trabalho ou a passeio. Amo. Para mim, Salvador e sua atmosfera mágica reúnem o melhor de dois mundos de fantasia: a sombra e água fresca e um agito festeiro sem fim. E é por essas e outras que é, para mim, um dos melhores destinos do Brasil.

Eu recomendo! Ou melhor, como diz o anúncio, "sorria, você está na Bahia"!

Dica: um cuidado extra na hora de pegar táxi vai bem. Tem muito taxista honesto na cidade, mas também tem os que gostam de conseguir um "extra" com turistas distraídos. Como em todos os lugares do mundo.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Ladeiras e vilas

Muitas ladeiras, árduas de se subir, quase escaladas, por assim dizer, escondem vilas arborizadas em que vivem casinhas bonitas em deliciosas planícies os sons dos pássaros. Poesia? Talvez, mas sem se esquecer que para chegar às vilas, é obrigatória uma senhora caminhada pela ladeira. Confesso que isso pode deixar você cansado, quiçá mal-humorado. Subindo rápido, sem olhar em volta, com a música alta no ouvido, e pensando "está chegando, está chegando". A verdade é que, ao chegar na vila, ao invés de observar a beleza, provavelmente só sentirá um enorme alívio físico ou temporal. E só. 

Mas e se , ao invés de chegar à vila todo rabugento, e se só por uma vez você tentasse apreciar as graças da ladeira? Se não seus difíceis degraus, talvez uma estrela brilhando no céu ou uma pessoa ajudando um deficiente visual atravessar a rua. Ao chegar a vila, o som dos pássaros vai ser mais agradável. Aliás, vai ser notado como nunca foi.

Piegas, ruim, melado, ridículo? Pode ser, esse texto pode ser tudo isso. Mas não é uma metáfora. Eu realmente faço um caminho a pé todas as semanas em que subo uma ladeira e entro por uma vila. E, ao chegar esbaforida e mal-humorada ao meu destino na primeira vez que percorri este caminho, ouvi essa filosofia aí de cima.

domingo, 3 de outubro de 2010

Aperta o Play - edição outubro/2010

Dia de eleições dizem ser dia de festa da democracia. No Twitter, alguém (acho que foi o Zé Simão) disse que se é festa, mesário é garçom. Festa ou não, com mesário ou garçom, vamos apertar o play para ver as eleitas da trilha sonora de outubro:

  - Only When You Leave (Spandau Ballet): Adoro. Com cheirinho de anos 80, Spandau Ballet consegue aquela proeza de ser dançante e romântica sem ser brega. "Only When You Leave" é um dos melhores exemplos.

- A New Carpet (Milan Philarmonica Orchestra): Curto muito uma boa trilha sonora. E, entre as melhores, não poderia faltar a do Poderoso Chefão. Praticamente uma unanimidade entre os amantes de trilhas, O Poderoso Chefão é pura gestalt, as canções lembram cada momento do filme.

- Amante Profissional (Herva Doce): Ok, se vc tem mais de 30, já cantou o clássico "Alô / Alô, Quem é que tá falando?/ É o amante profissional / Como é que você é, heim? / Moreno Alto, bonito e sensual, talvez eu seja a solução para os seus problemas...". Dá uma sacada no clip de 1985, direto do Fantástico:




-Cerveja (Leandro e Leonardo): Ai, que tudo que é brindar a sexta-feira. Adoooooro!!!!! Mesmo sem tomar cerveja, eu e minha Coca Zero estamos sempre aí! :)

- Fugidinha (Michel Teló): E da nova onda de sertanejo universitário, uma bem bonitinha é essa. Safada, em vários sentidos, mas bonitinha.

- Detalhes (Roberto Carlos): "Não adianta nem tentar me esquecer". Fala se as letras do Roberto e do Erasmo não são tuuuuudo de bom. Sou fanzoca mesmo, adoro. Detalhes, em particular, é uma das preferidas.

- Billie Jean (Michael Jackson): Adoro as músicas de Michael Jackson. Remetem à dança, já perceberam? Dá vontade de sair fazendo o moonwalk! #80sfeelings

- How can you mend a broken heart (Michael Bublé): Clássico do Bee Gees na voz do Michael Bublé. Alás, bem que esse moço podia vir para cá para a gente ouvir ele cantar, né? Que voz tudo de bom ele tem! :)

- Só chamei porque te amo (Gilberto Gil): Meu media player gosta mais desta música do que eu. Mas eu amo, confesso... "Nem uma data especial, nem um ET brincando aqui no meu quintal"... De novo, it is so #80sfeelings


- À primeira vista (Chico César): E para sair dos #80sfeelings para os #90sfeelings, este blog dedica essa canção... rs... Até o mês que vem!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails